O país teve um recorde de entrega de declarações relativas ao Imposto de Renda dentro do prazo. A expectativa da Receita Federal era de que 38 a 39 milhões e meio de contribuintes declarassem rendimentos, porém, houve um acréscimo de 13% em relação ao ano anterior, subindo para mais de 41 milhões de declarações dentro do prazo.
No município de Ijuí os números também subiram de 21.840 no ano passado para 23.037 declarações em 2023, segundo o chefe da regional da Receita Federal. Os números dos demais municípios pertencentes à jurisdição de Ijuí também subiram, conforme detalhou Paulo Lauer.
Pelo menos dois fatores contribuíram para a elevação no número de declarações de renda este ano, explicou Lauer, começando pela tabela que está desde 2015 sem reajuste e também pela correção salarial de quem está no mercado de trabalho e a entrada da mão de obra nova.
Reiterou que a declaração ainda pode ser feita, porém, há cobrança de multa mínima de R$ 165 pelo atraso e no máximo 20% do valor do imposto devido, concluiu Paulo Lauer.