Repórter

Iguatemi

Seminário reúne profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ijuí

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Ijuí promoveu, nesta quarta-feira (12), a 5ª edição do Seminário Municipal de Educação Infantil, com o tema “Diálogos sobre participar”. A programação ocorreu nos turnos da manhã e da tarde e reuniu profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ijuí.

O seminário teve como objetivo discutir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, com foco no direito de participar, além de abordar o papel da escola nas relações e interações e a organização dos tempos, espaços e materiais nas práticas pedagógicas.

Na abertura, a secretária adjunta de Educação, Andréia da Rosa, saudou os participantes e destacou a participação de crianças, professores, famílias, gestores e comunidade escolar nas experiências e decisões da escola.

As equipes diretivas e professores participaram das atividades no Auditório da Ceriluz. Pela manhã, a doutoranda Fernanda Guimarães, do Sebrae, abordou os modos de participação na Educação Infantil e mediou mesas-redondas com experiências da Rede Municipal.

Entre as práticas apresentadas estiveram a organização dos espaços na Escola Municipal Infantil Branca de Neve e a presença da cultura escrita no cotidiano da Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina.

A programação também contou com palestras da fonoaudióloga Rejane Uhde, sobre Fonoaudiologia e Educação Infantil, e do neuropsicopedagogo Alexandre Acosta, sobre o papel do professor na construção de conexões cerebrais.

No Imeab Cívico-Militar, auxiliares e monitores da Educação Infantil e da Educação Inclusiva participaram de atividades sobre movimento, motricidade e desenvolvimento infantil. À tarde, a fisioterapeuta e psicomotricista Marlise Heinen abordou a relação entre fisioterapia psicomotora e desenvolvimento infantil no ambiente escolar.

O seminário integrou as ações de formação continuada da SMEd, com atividades de estudo, troca de experiências e socialização de práticas entre profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ijuí.

Fonte: Prefeitura de Ijuí