Repórter

Iguatemi

Rio Grande do Sul apresenta estratégias de adaptação climática em evento em Londres

O governo do Rio Grande do Sul apresentou, nesta terça-feira (23), em Londres, no Reino Unido, estratégias voltadas à transição energética, adaptação climática e fortalecimento da resiliência durante a Cúpula de Ação Climática Local (LCAS), realizada no contexto da Semana de Ação Climática de Londres.

Durante o painel sobre segurança energética e resiliência econômica, o governador Eduardo Leite apresentou ações desenvolvidas por meio do Plano Rio Grande. Segundo o governador, o Estado possui uma matriz elétrica baseada em fontes renováveis, mas busca conduzir a transição energética em regiões que dependem da cadeia do carvão mineral.

As iniciativas apresentadas integram o ProClima 2050 e foram lançadas na última semana em Porto Alegre. Entre elas estão o Plano de Ação Climática do Rio Grande do Sul (Plac-RS) e o Plano de Transição Energética Justa para as Regiões Carboníferas (Ptej-RS), que orientam ações de mitigação de emissões, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Leite afirmou que o Ptej-RS foi elaborado com participação social e prevê medidas de reconversão econômica, qualificação de trabalhadores e atração de novas atividades de baixo carbono para as regiões carboníferas.

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Fonte: Governo do RS