O Congresso Nacional instalou nesta terça-feira (7) uma comissão especial para analisar a Medida Provisória nº 1.327/2025, que prevê a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a realização do exame de aptidão física e mental.
Durante a movimentação na Casa, mais de 35 entidades médicas brasileiras divulgaram um manifesto alertando que a retirada da exigência do exame compromete a capacidade do país de prevenir mortes no trânsito.
O posicionamento, liderado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), enfatiza que a aptidão para dirigir não é permanente, podendo ser alterada ao longo do tempo devido a doenças, uso de medicamentos ou eventos clínicos que afetam visão, reflexos, cognição e capacidade motora.


