Repórter

Iguatemi

Um terço das vítimas de acidentes com motocicletas sofre sequelas permanentes, revela pesquisa

Um terço das vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas atendidas nos principais serviços de ortopedia e traumatologia do Brasil apresenta sequelas permanentes. A informação é de uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que entrevistou 95 chefes e preceptores de serviços de residência em ortopedia.

Os dados indicam que, em média, os serviços receberam 360 vítimas de trânsito por mês nos últimos seis meses, resultando em mais de dez hospitalizações diárias. Dois terços dos pacientes eram motociclistas. Ao receber alta, 56,7% dos motociclistas relataram poucas sequelas, enquanto 33,9% apresentaram sequelas permanentes.

Em 82% dos casos, as vítimas relataram dor crônica. Sequelas mais graves foram observadas, com 69,5% dos pacientes apresentando deformidades, 67,4% com déficit motor e 35,8% passando por amputações. O estudo foi apresentado em um fórum promovido pela SBOT na Câmara dos Deputados, como parte da campanha “Na moto, na moral”, que visa reduzir a mortalidade de motociclistas no trânsito.

Foto: Imagem gerada com IA / Meta AI

Fonte: SBOT