A Prefeitura de Ijuí iniciou o chamamento público para que os responsáveis por sepulturas localizadas no Cemitério Jardim realizem a atualização cadastral. Neste primeiro momento, a atualização se concentra na Quadra A.
O prazo para a atualização vai até 31 de outubro de 2025. A atualização é necessária porque muitas sepulturas estão sem identificação, o que impossibilita a notificação direta dos familiares. Algumas sepulturas não passam por atualização cadastral desde a inauguração do cemitério Jardim. A lei prevê o cadastramento das sepulturas.
Caso não haja regularização, os responsáveis que não atualizarem o cadastro até o prazo determinado terão os restos mortais dos familiares transferidos para o ossuário municipal, e os túmulos poderão ser reutilizados para novos sepultamentos.
Para regularizar, os familiares devem procurar o zelador no cemitério Jardim e solicitar a localização da sepultura. Em seguida, devem ir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (SMODUTRAN), localizada na Av. Cel. Dico, nº 571, Centro.
É necessário apresentar a declaração de localização do túmulo, obtida com o zelador do cemitério, a certidão de óbito, o documento de identidade e CPF do responsável, e um comprovante de endereço do responsável. Caso haja documentação emitida pela prefeitura, deve-se levar também.
Este chamamento é válido apenas para a Quadra A do Cemitério Jardim. Após o prazo, novas etapas de atualização serão realizadas para as demais quadras.