Repórter

Iguatemi

Genial/Quaest: Desaprovação de Lula fica em 51%

A aprovação da população sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceu estável em setembro, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 17. O levantamento mostra que 51% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 46% aprovam e 3% não souberam ou não responderam, números idênticos aos de agosto.

A avaliação do trabalho de Lula também se manteve. 38% consideram a gestão negativa, comparado a 39% na pesquisa anterior; 31% a veem como positiva, mesmo percentual da última rodada; e 28% a classificam como regular, um aumento em relação aos 27% anteriores. Os que não souberam ou não responderam se mantiveram em 3%.

A Quaest entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa também abordou a opinião sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. Para 73% dos entrevistados, o presidente americano, Donald Trump, está errado ao adotar a medida, acreditando que há perseguição a Bolsonaro no Brasil. Em contrapartida, 20% consideram que ele está certo. Não souberam ou não responderam 7%.

Sobre quem está fazendo o que é mais certo no embate sobre o assunto, 49% apontam Lula e o PT, enquanto 27% citam Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Em agosto, os números eram 48% a 28%. Novamente, 15% responderam “nenhum lado” e 9% não souberam ou não responderam.

Fonte: Genial/Quaest