Repórter

Iguatemi

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho mobiliza os quatro campi da Unijuí

Diversas atividades marcaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) nos quatro campi da Unijuí, em Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. O evento, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

 

“É importante destacar que estas ações não se restringem apenas a esta semana. A Unijuí tem uma longa trajetória de iniciativas voltadas à prevenção e à orientação sobre acidentes e doenças ocupacionais. A Sipat, no entanto, é um momento fundamental para fazermos uma pausa e refletirmos sobre o que já foi realizado e o que ainda pode ser aprimorado”, afirmou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, durante a abertura do evento no Campus Ijuí.

 

No campus Ijuí, os colaboradores participaram de uma roda de conversa sobre “As principais causas de afastamento do trabalho: acidentes laborais, assédio moral e sexual, e Síndrome de Burnout”, conduzida pela psicóloga Patrícia Felden Torma, pelo psiquiatra e professor do curso de Medicina Bruno Guidolin, e pelo gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Unijuí, José Luís Bressam. A programação incluiu ainda oficinas temáticas; a discussão sobre “Justiça Restaurativa no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual: como identificar e reagir”, mediada pelas professoras doutoras Ester Eliana Hauser, Joice Graciele Nielsson e Rosane Teresinha Carvalho Porto; além de atividades de integração e bem-estar, como sessões de yoga, ginástica laboral e um Desafio Fotográfico.

 

O Campus Três Passos promoveu três palestras: “O meio ambiente do trabalho e o princípio da dignidade do ser humano”, com o engenheiro civil e perito judicial Luis Alberto Giovelli; “Assédio e discriminação no trabalho: análise dos impactos psicossociais com base na NR1”, com a professora do curso de Direito Rosane Teresinha Carvalho Porto; e “Ginástica Laboral no ambiente de trabalho”, ministrada pela educadora física Sandra Beatriz Bieger Schmidt, da Secretaria de Saúde de Campo Novo.

 

“O evento buscou fomentar reflexões sobre a segurança no ambiente de trabalho, contemplando diferentes áreas do conhecimento, como saúde, direito e psicologia”, destacou o coordenador do campus, professor André Giovane de Castro. A iniciativa teve o apoio da EFA, PPGD, Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (Neidh), curso de Direito, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Cotricampo, Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, Escola Técnica Estadual Celeiro, Hospital de Caridade de Três Passos, Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, Sindilojas Celeiro e UERGS.

 

Em Santa Rosa, a Sipat contou com duas atividades presenciais: “A revolução dos pequenos hábitos: sono, estresse e postura e a conexão fora do ambiente de trabalho”, ministrada pela professora dos cursos da Saúde Laira Führ; e “A prática dos primeiros socorros”, conduzida pelos técnicos em segurança do trabalho da Serplamed, Emerson Grando e Gabriel Junges. “A Sipat no campus Santa Rosa é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde no ambiente de trabalho. Mais do que uma semana de atividades, é um convite à reflexão sobre atitudes que fazem a diferença no nosso dia a dia”, ressaltou a coordenadora do campus, professora Taciana Paula Enderle.

 

Já o Campus Panambi promoveu palestras sobre “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, com a advogada Edina Cleveston, e “Primeiros Socorros e utilização de extintor de incêndio”, com o técnico de segurança do trabalho, Juliano Pedroso, e o analista de RH da Tromink, Tito Ehrhardt. Para encerrar a programação, será realizada amanhã a palestra sobre “Síndrome de Burnout”, ministrada pela psicóloga Raquel Mayer. “Essa é uma atividade muito importante para os nossos colaboradores, pois contribui para a melhoria do clima organizacional e para a segurança de todos”, destacou o coordenador do campus, Paulo César Mayer.

 

Fonte: Unijui