A Corsan concluiu nesta semana, em Ijuí, a interligação do reservatório de água localizado no bairro Thomé de Souza às redes de abastecimento dos bairros Pindorama, Thomé de Souza e os Loteamentos Colina, Jardins, Pássaros e Korb.
A conexão vai beneficiar mais de 4 mil moradores, com maior controle de pressão nas tubulações e menor risco de desabastecimento por rupturas. Até então, o reservatório atendia apenas o Loteamento Alameda das Flores.
Outro procedimento realizado foi a setorização das redes na Rua do Comércio. Desta forma, o controle da circulação de água pode ser feito alternadamente por região, o que permite melhor regulagem das válvulas redutoras de pressão para evitar rompimentos. Essa medida traz mais segurança no abastecimento dos bairros Universitário, Morada do Sol e Industrial.
De acordo com o gerente da Corsan na microrregião de Ijuí, Rodrigo Zanandrea, a iniciativa reforça o compromisso em oferecer serviços de qualidade. “Nosso objetivo é garantir estabilidade e segurança no abastecimento, trazendo mais tranquilidade para a população,” afirma.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende, a Companhia planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.