A pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), aponta que a desaprovação do governo Lula (PT) caiu para 51%, enquanto a aprovação subiu para 46%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os números são os seguintes:
– Aprovação: 46% (anteriormente 43% em julho)
– Desaprovação: 51% (anteriormente 53%)
– Não sabe/não respondeu: 3% (anteriormente 4%)
A diferença entre aprovação e desaprovação é a menor desde janeiro de 2025, quando houve empate técnico: 49% desaprovavam e 47% aprovavam o governo naquele mês.
O maior desvio entre aprovação e desaprovação ocorreu em maio deste ano, com 17 pontos de diferença, onde 57% desaprovavam e 40% aprovavam.
No levantamento anterior, realizado em julho, a desaprovação estava em 53%, e a aprovação registrou 40%. A oscilação se repete pela segunda vez, com a desaprovação caindo e a aprovação subindo.
Na quinta-feira (21), serão divulgados os dados sobre a disputa presidencial de 2026. Pela primeira vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será incluído como possível adversário de Lula, junto com Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). O último levantamento indicou que Lula venceria todos os adversários no primeiro turno e, no segundo turno, teria empate apenas com Tarcísio de Freitas.
Na sexta-feira (22), serão divulgadas as avaliações dos governadores e a intenção de voto para as eleições em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.