lunos da rede municipal de ensino de Ijuí foram classificados para a 3ª fase da II Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). Dos 71 estudantes que avançaram da primeira para a segunda fase, 52 passaram para a terceira etapa.
A 3ª fase será dividida em duas etapas sequenciais e eliminatórias. A primeira será uma prova online, sem consulta e de caráter individual, a ser realizada entre 30 de maio e 6 de junho. A segunda etapa será presencial, sem consulta e individual, no dia 27 de junho, em polos (escolas/municípios) que serão informados oportunamente.
Representando Ijuí, estão estudantes de quatro instituições da rede municipal: Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), Escola Municipal em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch, EMF Davi Canabarro e EMF Soares de Barros. Os alunos foram orientados por professores que desempenharam um papel fundamental na preparação para a olimpíada.
A OBICT é uma iniciativa de caráter nacional, gratuito e aberto a jovens dos Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A proposta do evento é incentivar a curiosidade científica, a inovação e o raciocínio lógico por meio de atividades culturais e recreativas, promovendo um ambiente de aprendizado motivador e desafiador. A participação é voluntária e desvinculada da aquisição de qualquer bem, serviço ou direito.
Segundo o secretário de Educação, Cláudio de Souza, a alta taxa de aprovação dos estudantes confirma a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais. “Parabenizo cada aluno pela classificação. Essas conquistas valorizam o trabalho desenvolvido nas escolas e mostram o potencial dos nossos estudantes. A taxa de aprovação nesta etapa foi extremamente alta, mais de 70%, o que demonstra o comprometimento dos alunos e educadores. Estou na torcida para que todos avancem até a fase final da olimpíada”, destacou.
A expressiva classificação dos alunos da rede municipal de Ijuí demonstra o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, estudantes, equipe diretiva e famílias, em torno de uma educação que prepara cidadãos para os desafios do presente e do futuro.