Repórter

Iguatemi

Conab estima queda de 8% na produção de grãos gaúcha

Os dados do sétimo levantamento da safra de grãos para o ciclo 2024/2025 mostram o impacto da estiagem na previsão de colheita do Rio Grande do Sul. O estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, 10, indica que o Estado deve produzir 33,9 milhões de toneladas, uma queda de 8% em relação ao ciclo anterior. A soja é a cultura mais afetada pela falta de chuva, que atinge a agricultura gaúcha desde dezembro.

Entre as principais lavouras, como arroz, milho, trigo e feijão, a soja é a única que apresenta redução na produção, com uma diminuição de 25,7% em comparação com a safra anterior. A previsão é que o Rio Grande do Sul colha 14,6 milhões de toneladas dessa cultura. A área plantada aumentou para 6,84 milhões de hectares, um crescimento de 1,1%.

A Conab observa que as chuvas mais frequentes e volumosas a partir de fevereiro não foram suficientes para aliviar o estresse hídrico. Até o momento, 35% da área cultivada foi colhida, apresentando qualidade variável dos grãos.

Fonte: Conab