Repórter

Iguatemi

Unijuí realiza formatura de estudantes em parceria com a Secretaria de Sistemas Penal do RS

Foto: Coordenadoria de Marketing da Unijuí

 

A Unijuí realizou, nesta terça-feira, 25 de março, a formatura de quatro estudantes mediante o acordo de cooperação entre a Universidade e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O ato aconteceu no Centro de Eventos e reuniu autoridades, familiares dos estudantes e comunidade em geral.

Os estudantes concluíram a formação na área de Gestão, na modalidade de Educação a Distância (EaD), nos cursos de Logística, Gestão de Qualidade e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, com bolsas integrais.

De acordo com o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, é uma satisfação poder conceder o título de tecnólogo aos estudantes. “Este é um momento ímpar, no qual essas pessoas que chegaram aqui se empenharam para ser realizado. Para a Instituição é gratificante. Temos nota 5, mas hoje tivemos mais uma estrela, pois é um orgulho e satisfação poder dar esse título pois cada um cumpriu o que qualquer outra pessoa da sociedade precisa cumprir para chegar nesta etapa”, comenta.

O formando do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Fabio de Mattos Flores, em seu discurso como orador da turma, salientou a trajetória e a nova etapa conquistada pelos quatro estudantes. “Todos nós acreditamos que queríamos mudar de vida e crescer, pois, apesar das escolhas erradas da vida, tivemos outra escolha de estudarmos e ter um novo objetivo a partir dessa oportunidade. Esperamos que novas portas se abram para pessoas que, assim como nós, também queiram mudar, pois apesar de privados de liberdade, temos uma nova vida a partir de hoje”, declara.

Secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Luis Henrique Cordeiro Viana afirma que essa conquista dos formandos reflete o investimento feito ao longo dos últimos anos, não somente para os servidores do sistema penal, mas também para as pessoas que estão em reclusão para tenham melhor condições de buscar aquilo que queiram. “Parabenizo a todos por estarem contribuindo para um mundo melhor. Somos capazes de mudar o mundo a partir de pequenas coisas, e devemos aplicar a política do amor, que não é um sentimento, mas um ato de vontade quando quero fazer o que é preciso ser feito para que o outro esteja bem”, ressalta.

Já o Superintendente dos Serviços Penitenciários – Polícia Penal, Luciano Lindermann, valoriza a iniciativa e a formação como forma de ressocialização. Na mesma linha, a diretora da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí, Darlen Bugs, comenta que foram muitos desafios para fazer o trabalho e possibilitar a formação dos estudantes.

Por fim, o coordenador dos cursos da área de Gestão na modalidade EaD, professor Luciano Zamberlan, afirma que a educação é um meio muito importante para a sociedade e que é por meio de muitas mãos que se pode tornar sonhos possíveis. “Estarmos num ambiente como este é podermos notar o quando se pode fazer a diferença na vida das pessoas. A educação é um meio de contribuir para que as pessoas possam ter uma vida melhor. Essa formação é possibilitar dar novas oportunidades e ter novas escolhas”, completa.

Fonte: Unijuí