O secretário municipal de Educação, professor Cláudio Souza, fez uma análise sobre o momento atual da educação em Ijuí. Ele destacou os desafios enfrentados ao longo do ano e as conquistas que marcaram esse período durante sua participação no Fatorama desta quarta-feira, dia 11. Com a gestão de 26 escolas municipais e a responsabilidade de proporcionar um ambiente de aprendizado adequado para mais de 8 mil alunos, o secretário relata que a Smed possui um grande compromisso com a comunidade ijuiense.
Apesar disso, o secretário pontuou que a demanda constante pelo ensino de qualidade é um desafio anual, mas também uma fonte de motivação para que todos os profissionais da área trabalhem unidos em prol do desenvolvimento das crianças e jovens de Ijuí. “Nós sempre temos que proclamar coisas boas, vitórias, por mais que na educação sempre seja um grande desafio a cada ano pelas demandas que nós temos. A gente sempre faz uma avaliação do ano e podemos dizer que o saldo é muito positivo”, afirmou.
O secretário destaca também que houve o desenvolvimento da educação básica ijuienses, com melhorias signifcativas nos últimos anos. “Quando assumimos em 2021 a primeira coisa que fizemos foi um plano de trabalho, com metas a serem batidas e essas metas brotaram do plano de governo do prefeito Andrei, lá em 2020. Uma delas era justamente sobre questões tecnológicas. Nós possuímos uma rede que era mais analógica e com todo o trabalho realizado, com o programa Educação em Rede, conseguimos transformar a rede municipal de ensino em uma rede tecnológica”, acrescentou.
Ao ser questionado se permanecia como secretário para os próximos quatro de Andrei Cossetin a frente da prefeitura de Ijuí, o secretário de Educação Cláudio de Souza frisou que tem seu compromisso até o final deste ano. Em seguida, tudo vai depender das escolhas do prefeito reeleito e seu vice. “Isso está nas mãos do prefeito Andrei e do vice Barriquelo. Não é um processo tão fácil para eles, hoje nós temos a composição de sete partidos. Temos compromisso até 31 de dezembro, assumidos há quatro anos, quando fomos convidados lá no início. Acredito que após a diplomação eles farão esse movimento de escolhas e definições”, completou.