Imagem gerada com Inteligência Artificial / MetaAI
Desde ontem, segunda-feira, dia 2, o Brasil deu um importante passo rumo à modernização da sua infraestrutura de telecomunicações. As operadoras de telefonia agora estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país. Essa liberação é o resultado da completa remoção das interferências que impediam a ativação do sinal nos 5.570 municípios brasileiros.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram no dia 26 de novembro a “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), que é essencial para o funcionamento do 5G. Com essa faixa agora disponível, as operadoras podem iniciar a implementação do sinal em todo o território nacional.
Anteriormente, essa frequência era utilizada por serviços de radiodifusão e televisão via satélite, especialmente por antenas parabólicas que operam na Banda C, que funciona entre 3,7 GHz e 6,4 GHz. A proximidade dessas faixas foi um dos principais obstáculos para a ativação do 5G.