Repórter

Iguatemi

Prefeitura, Senac, ACI, Sindilojas e Sine empenhados para o novo Feirão do Emprego em setembro

 

FEIRAO DO EMPREGO CHEGA à segunda edição em setembro, em Ijuí. Lançamento da programação ocorreu no Senac, onde será realizado a programação dia 27 do mês que vem.

Representantes do Senac, Prefeitura, ACI, Sindilojas e Sine mostraram unidade e empenho ao participar do ato. Todos foram unânimes em destacar a necessidade de qualificar potenciais candidatos e, por outro lado, ampliar a participação de empresas, indústrias e estabelecimentos interessados.

Paulo Krüger, do Senai, falou do sucesso da primeira da primeira edição, projetando um aumento na taxa de preenchimento de vagas com o Feirão. Lembrou do movimento gerado com a primeira edição, quando 25% das vagas ofertadas foram preenchidas.

O diretor do SINE, Noel Torquato, sugeriu o cadastramento prévio, tanto para candidatos quanto para empresas. O período já está aberto, prosseguindo até 20 de setembro. Lembrou também do olhar para portadores de deficiência para jovens aprendizes, que terão uma atenção especial e vagas sendo oferecidas no dia.

O Presidente da ACI, Glademir Zanetti, não escondeu sua preocupação com a falta de mão de obra qualificada. Citou que muitos grupos cogitam não se instalar em Ijuí, por pura falta de mão de obra qualificada. “Esse é o nosso grande calcanhar de Aquiles”, alertou. Ao elogiar a iniciativa, o empresário disse que “o embrião está criado”, mas que o desafio é orientar melhor os jovens para o mercado de trabalho e as possibilidades oferecidas. “Panambi leva alunos de Ensino Médio para dentro das indústrias”, exemplificou o presidente da ACI.

O secretário de governo, Chico Ortiz, falou em investimento na educação e consequentemenete na qualificação dos jovens. “O desafio é a preparação qualificada para o mercado de trabalho”, enfatizou,

Já Juarez Neme da Costa, presidente do Sindilojas, lembrou que a pauta da empregabilidade está presente há tempos no Sindicato dos lojistas. Reforçou a necessidade de as empresas apresentarem suas prioridades, para que as entidades possam contribuir com o oferecimento de cursos que qualifiquem os trabalhadores. Ele lembrou também do valor da preparação do currículo e de uma boa apresentação do candidato na seleção para a vaga, orientações que também são oferecidas por meio do Feirão do Emprego.

 

 

Fonte: Rádio Repórter