Repórter

Iguatemi

COMUI incentiva apresentação de projetos em benefício do Idoso

Na reunião foram alinhados detalhes com o Hospital de Clínicas de Ijuí – HCI e Hospital Bom Pastor de Ijuí – HBP quanto à prestação de contas e liberação de valores já disponíveis no Fundo Municipal do Idoso, esclarecendo as dúvidas existentes e possibilitando que o Fundo do Idoso concretize suas finalidades.

 

O Fundo Municipal do Idoso tem a finalidade de assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, na área da assistência social, saúde, educação, trabalho, previdência, habitação, justiça, cultura, esporte e lazer. Com isso se objetiva criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

 

A presidente do Conselho, Ruth Patz Hein, ressaltou que as instituições precisam pensar como melhorar o atendimento e a vida das pessoas idosas e podem contar com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, inclusive com apoio financeiro quando houver possibilidade e disponibilidade de ativos. Foi esclarecido que projetos aprovados pelo Conselho poderão buscar apoio com a destinação direta para o projeto, o que fomenta e facilita a busca de recursos.

 

A gestão dos valores do Fundo Municipal do Idoso é de competência do Conselho Municipal do Idoso e a liberação e prestação de conta dos valores é feita mediante deliberação de todos os Conselheiros, ficando a cargo do Poder Executivo somente a formalização e transferência dos valores aprovados pelo Conselho.

Fonte: Prefeitura de Ijui/Rádio Repórter