Os resultados de população e domicílios começaram a ser divulgados nesta quarta-feira, pelo IBGE. Na agência de Ijuí, a chefe do escritório, Elis Regina Allegranzi, o coordenador de área Valério Neumann e o coordenador de sub área, Lucas Dornelles, fizeram a apresentação dos primeiros dados, após um trabalho de oito meses e participação de 200 pessoas para dar conta das atividades referentes aos 12 municípios da área de abrangência.
Elis Regina começou sua fala fazendo um agradecimento à imprensa, ao dizer que “a população ainda ouve muito rádio”. Na opinião da chefe da agência, o trabalho não teria sido realizado sem a imprensa, “que foi quem ficou com a gente”, referindo-se a momentos de dificuldade, com falta de recenseadores, moradores ausentes e notícias falsas, as conhecidas fake news.
Ao falar dos primeiros resultados publicizados, Elis Regina valorizou a importância do Censo, não só por mostrar números, mas um comportamento demográfico que pode ser interpretado e analisado de várias maneiras. “Estamos vivendo uma mudança de comportamento”, salientou Elis Regina, que “permite analisar novos perfis populacionais”.
Valério Neumann foi o responsável pela apresentação de dados iniciais, que permitem abordagens entre os 12 municípios da região de abrangência do Escritório local, mas também com os dados sendo cruzados com outras regiões e cidades.
Chamou a atenção, por exemplo, para o crescimento no número de domicílios em Ijuí, mas com a média de moradores apresentando redução no recorte feito com o período de 12 anos, quando foi realizado o último Censo. São os comportamentos dos novos arranjos familiares, explicou Neumann, com moradias com média de 2,5 pessoas.
Os dados inicialmente disponibilizados na agência local do IBGE envolvem os municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul, Inhacorá, Nova Ramada, Catuípe, Ajuricaba, Bozano, Ijuí, Coronel Barros, Augusto Pestana e Joia.