O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas é esperado aumento da cobertura de nebulosidade. O tempo, inclusive, tende a se instabilizar com chuva leve ou garoa em pontos do Oeste, do Centro e do Sul, mas serão precipitações fracas e mal distribuídas. Em nada devem repetir os estragos do ciclone que deixou ao menos 14 mortos e muitos prejuízos no Estado.
Na maioria das cidades do estado, não chove e a instabilidade só chega quarta-feira. Com a atmosfera com mais nuvens, o dia começa menos frio do que a segunda e a tarde será mais amena. Em baixadas da Serra e Aparados, a terça ainda começa gelada com geada em diferentes pontos.
As mínimas rondam 6ºC em Passo Fundo, 2ºC em Vacaria e 0ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20ºC em Torres e 22ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10ºC e 19ºC.
O nível do Rio dos Sinos estava praticamente estabilizado nesta segunda no Vale, enquanto subia mais ao Sul da bacia entre Canoas e São Leopoldo, na maior cheia desde 2013. Os atingidos pelas enchentes e as vítimas das inundações do ciclone da última semana tiveram que enfrentar uma madrugada de frio muito intenso. O Rio Grande do Sul teve a noite e o amanhecer mais frios do ano até agora.
Dezenas de municípios tiveram marcas negativas e a grande maioria das cidades amanheceu com marcas abaixo de 5ºC. As menores mínimas foram -6ºC em Ausentes, -3,8ºC em Pedras Altas. Na Grande Porto Alegre, foram de 1ºC em Viamão e 2,0ºC em Novo Hamburgo. Já na Capital, desceram a 3,6ºC em Belém Novo, 5,1ºC no Jardim Botânico e 5,9ºC no Aeroporto Salgado Filho.