A força tarefa pensada para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe proporcionou crescimento na quantidade de pessoas imunizadas em Ijuí. Preocupado com a baixa procura nos postos, o secretário da Saúde Márcio Strassburger, decidiu que haveria vacinação em mercados, na feira do produtor e outros locais e a ideia funcionou.
A descentralização da vacina da gripe chega a atender de 130 a 170 pessoas em cada local, disse o secretário, enfatizando que hoje das 17h15 as 20h haverá uma equipe vacinando no Atacarejo Kuchak, amanhã bem cedo na feira do produtor ao lado da Emater, das 10h ao meio dia na praça da República e das 13h às 17h no Stock Center.
Mesmo com o esforço extra, ficará difícil atingir a meta que é de 90% a 95% do público alvo, lamenta o secretário. Pediu que ao menos os grupos prioritários, idosos, gestantes e puérperas busquem a vacina, considerando a proximidade do inverno e o aumento das doenças respiratórias.
Neste final de semana, o corujão atenderá das 14h às 19h, porém, a partir da próxima semana esse atendimento passa a ser das 17h30 as 20h30 nos dias normais. Casos urgentes devem ser encaminhados para a UPA, frisou Márcio Strassburger.