Importante encontro regional com participação de municípios que possuem o Programa “Primeira Infância Melhor”, foi sediado ontem em Ijuí. Segundo o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, o desafio é ampliar o número de beneficiários, chegando a 400 crianças.
Outro assunto tratado pelo titular da pasta foi a vacinação da gripe, cuja cobertura está muito baixa. A população alvo, são os idosos, gestantes, puérperas, professores e trabalhadores em saúde. Buscando melhorar os números, equipes da saúde estão atendendo nos supermercados, ontem foi no Zaffari e hoje à tardinha a vacina vai chegar ao supermercado Cotripal.
O secretário enfatiza que as unidades de saúde seguem vacinando normalmente, inclusive crianças a partir de seis meses. Conforme Strassburger, em 2022, houve oito internações e um óbito por influenza, enquanto neste ano, foram dez internações e três mortes na região da décima sétima Coordenadoria de Saúde. Semana que vem, os postos deverão estender o horário de atendimento para melhorar os índices vacinais, anunciou.
Quanto às cirurgias de catarata, o município está organizando um novo mutirão no segundo semestre. São procedimentos complementares, esclareceu Strassburger, salientando que o serviço é prestado pelo Estado em convênio com os hospitais de referência.
Comentou ainda sobre as melhorias que vem sendo realizadas nas unidades municipais de saúde, contemplando manutenção, pequenas construções e pinturas, trabalho executado por empresa contratada, completou.