Programa Mais Médicos, retomado este ano, veio com força, embora com algumas controvérsias por conta da contratação de profissionais estrangeiros, um reforço considerado importante para os municípios e a saúde comunitária. A observação é do deputado federal Darci Pompeo de Matos, salientando que só o Rio Grande do Sul terá 600 profissionais a mais.
Focado no tema saúde, o deputado pedetista foi além, ao comentar o acordo com a ministra da saúde Nísia Trindade, que oportunizou R$ 32 milhões para o estado a fim de cobrir custos com cirurgias eletivas. Serão realizados 17 mil procedimentos represados no período da pandemia, lembrou Pompeo, elogiando o fim do teto de gastos de forma legal na Câmara e a adoção do arcabouço fiscal, considerado um programa mais inteligente e positivo.
Por fim, Pompeo de Matos falou de um projeto dele, que permite aos pequenos produtores buscar crédito subsidiado para investir em painéis solares. É preciso buscar alternativas à energia produzida pelas hidrelétricas, acrescentando que a proposta prevê um desconto de 25% através do Pronaf.