Foto: HCI
O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Este é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas e também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Recém nascidos prematuros e de baixo peso tem mais chances de recuperação e de uma vida mais saudável quando tem acesso ao leite humano, destacou a coordenadora do banco de leite do Hospital de Caridade de Ijuí, Daniele Santos.
Falando ontem na rádio Repórter, explicou o passo a passo para doação de leite materno por mulheres que produzem excedente desse alimento. Para se cadastrar basta contatar o hospital pelo Whatsapp 9 9213 0248. O hospital fornece o kit contendo frascos esterilizados e uma caixa de isopor para o transporte do leite materno. Se for preciso também busca o leite na casa da doadora, explicou Daniele Santos.
No ano passado, o HCI conseguiu doação de 85 litros de leite materno que ajudou na alimentação de crianças recém nascidas, porém, não conseguiu volume suficiente para fazer estoque. Trinta e uma mulheres colaboraram com o banco de leite do HCI em 2022 e a expectativa para 2023 é de poder aumentar esse índice, enfatizou a coordenadora.