As inscrições para a 43ª Coxilha Nativista e 37ª Coxilha Piá, encerraram no último final de semana. A comissão organizadora do festival recebeu aproximadamente 900 composições, que agora serão avaliadas pelos jurados durante a triagem que inicia no dia 1º de junho.
A avaliação será concentrada no espaço SENAR, no Parque de Exposições de Cruz Alta, com a presença de César Oliveira, Fabi Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincoln Ramos, e Lu Schiavo. Eles serão os responsáveis pela avaliação de cada uma das músicas, selecionando as 30 composições que vão estar no palco da Coxilha Nativista.
No dia 5 de junho, será divulgada a relação das trinta músicas que concorrerão ao festival que, neste ano, acontecerá de 26 a 29 de julho, no Ginásio Municipal de Esportes. A edição de 2023 será ainda mais especial, com diversas atrações, estando, dentre elas, a 2ª Coxilha dos Idosos e o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Estadual.
Ainda, o festival vem trazendo, neste ano, a 6ª Coxilha Instrumental, com shows que dão espaço para nomes consagrados do gênero e, também, para os novos talentos, bem como uma extensa programação no Parque Integrado de Exposições.