Ao descartar a possibilidade de concorrer a prefeitura de Ijuí em 2024, o assessor parlamentar e presidente regional do PDT, Fioravante Ballin, disse na Rádio Repórter que a agremiação partidária tem bons nomes para concorrer a prefeitura de Ijuí; e admitiu que a sigla já trabalha sua reestruturação. Neste sentido confirmou que um dos bons nomes é o deputado Gerson Burmann, uma liderança que segundo Ballin, tem feito um trabalho invejável na Região.
Rechassou a informação de que o PDT perdeu a eleição municipal passada por não ter se renovado e reiterou o compromisso e o trabalho do partido, mas admitiu a reestruturação e reconstrução da sigla participando dos movimentos e das reuniões na comunidade retomando um diálogo franco e transparente. ” O partido, em junho fará uma renovação do diretório e da executiva a partir de encontro da Executiva do PDT. “Eu estou ai para ajudar a construir essa nova etapa e tomar uma decisão em que nossa comunidade seja a maior beneficiada. Para além de questões partidárias, tem as questões comunitárias acima de tudo”, disse. “É importante renovar o partido, de acordo com as ideias de cada um”, completou.
Disse que na reunião da ultima semana houve a decisão de que o PDT será protagonista nas próximas eleições em todos os 14 municípios da regional. É preciso, segundo ele, trabalhar de forma integrada e assim também foi solicitado que os deputados Gerson Burmann e Pompeo de Mattos estejam mais presentes para contribuir nessa reconstrução.
Lembrou de conversa inicial a nível Federal para a formação de uma federação partidária envolvendo o PDT, SD e o PSB. O propósito da federação é integrar ações em prol da população. Salientou que isso deverá ser concretizado nos proximos meses e ser uma realidade nas próximas eleições municipais.