Repórter

Iguatemi

Feirão de emprego acontece dia 4 de maio em Ijuí

Numa ação desenvolvida pelo Senac em parceria com o Sine de Ijuí e o Sindilojas Noroeste, será realizado no dia 4 de maio das 9h30 às 17h30 a primeira edição feirão de empregos a ser realizado junto a instituição de ensino. Paulo Krüguer, diretor do Senac, disse que o evento está dentro da feira de oportunidades que acontece em todo o Estado.

Em Ijuí, o feirão terá de um lado as empresas que dispõe de vagas, fazendo o recrutamento dos candidatos com o apoio do Sine e o Senac fará essa conexão entre a empresa e quem está a procura do trabalho. Krüguer disse também que no dia haverá orientação profissional e de currículum e auxilio às empresas na seleção de novos talentos para as empresas.

O coordenador do Sine Noel Torquato, reiterou a importância de ações em parceria como esta que irá ocorrer. “Essa é uma ação muito interessante por quê envolve empresas, instituições e especialmente o trabalhador que está em busca do emprego. É um evento fundamental porque maio é  o mês do trabalho e a Fundação Gaúcha do Trabalho está dando total apoio”, disse. Noel lembrou que nesta quarta-feira(19), o Sine tem a disponibilidade de quase 100 vagas, e salientou que algumas oportunidades estão abertas a mais de 20 dias, o que denota a necessidade de potencialização na realização de cursos de qualificação. “As empresas precisam preencher o formulário e enviar para o Sine através de e-mail, já que o feirão irá dispor de muitas vagas no dia. Há muita rotatividade de colaboradores nas empresas e há dificuldades de contratar a mão de obra qualificada”, destacou. É importante que essa inscrição das vagas ocorra até o dia 26 de abril”, completou Torquato.

O presidente do Sindilojas Juarez Neme da Costa disse que desde que assumiu a entidade de classe, trabalha bastante com o Senac, porque a situação de desemprego, ou falta de mão de obra preocupa muito o setor econômico empresarial. Destacou estar preocupado com o quadro atual, salientando que a falta de qualificação não é uma exclusividade de Ijuí, e é preciso achar maneiras de colocar esses trabalhadores no mercado laboral. “A proposta do Senac vem exatamente de encontro a essa necessidade e estamos otimistas com esta ação que será realizada em conjunto pelas entidades”, disse.

O dirigente ressalta que a partir das informações a serem auferidas no feirão, poderá haver um novo norte das ações a serem desenvolvidas no sentido de qualificar os trabalhadores para que possam ser absorvidos no mercado de trabalho. “Se nós percebermos que temos segmentos do comércio precisando mais do que outro trabalhadores com qualificação específica, poderemos trabalhar essa qualificação para que sejam absorvidos no mercado. Então é fundamental que tanto empregado quanto empregador participem do feirão do emprego no dia quatro, se colocando a disposição para que essas informações possam ser computadas e utilizadas para novas ações com o intento em diminuir o desemprego”, disse.

Fonte: Rádio Repórter