Imagem gerada com Inteligência Artificial / MetaAI
Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou algumas percepções e avaliações da população brasileira quanto o desenvolvimento do país. De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados acreditam que, em 2025, o Brasil irá melhorar. Esse número se manteve estável em relação à pesquisa de outubro, mas representa uma queda de dez pontos em comparação aos 59% registrados na pesquisa de dezembro do ano passado.
Por outro lado, a porcentagem de pessoas que acreditam que o país irá piorar aumentou, passando de 23% em outubro para 28% em dezembro. Isso representa um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, quando apenas 17% dos entrevistados tinham essa percepção.
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro com uma amostra de 2 mil pessoas distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. A pesquisa também indicou que a maioria dos entrevistados (66%) acredita que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em 2024, em comparação a 2023. No entanto, essa soma era de 79% em dezembro de 2023, o que demonstra um recuo de 13 pontos ao longo do ano.
Além disso, a percepção de piora em relação ao ano anterior aumentou continuamente em 2024. Em dezembro deste ano, a taxa chegou a 32%, subindo 12 pontos em relação aos 20% registrados em dezembro do ano passado.