Lançada nesta terça-feira a campanha Doação Farroupilha, iniciativa do Sicredi das Culturas RS/MG, em benefício do setor de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Ijuí(HCI). Os presidentes do Hospital e do Sicredi prestigiaram o ato. A ação tem por objetivo mobilizar e sensibilizar os tradicionalistas no mês do Gaúcho para a doação de sangue.
O Hospital necessita de 20 a 25 doadores por dia, segundo a responsável pelo setor, Paula Kunzel, ” o que não é fácil”.
As doações devem ser agendadas pelo 3331 9373 ou pelo whats app 98176 3993
Os horários em que o setor realiza atendimento para doadores é entre 7 horas e 12 horas.
O doador precisa estar alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos, ter peso superior a 50 kg e estar saudável no momento da doação.
O presidente do Sicredi das Culturas ressaltou a alegria de estar inserido nessa campanha. Egon Von Mühlen falou da importância do ato de doação de sangue. O dirigente cooperativista refletiu ainda sobre os baixos índices no Brasil de doadores, lembrando do significado para o ato que resulta na preservação de vidas, elogiando aos que participam de campanhas como essa pelo ato de grandeza que representa.
A responsável pelo Setor de Comunicação e Marketing da Sicredi, Vanessa Goi Wender, lembrou que a ação chega aos 10 anos, com a intenção de seguir despertando para a importância do ato. Como doadora, Vanessa disse que “viver essa experiência, faz um grande bem”. O número de colaboradores Sicredi que são doadores chega a 200. “A campanha tem alcançado a região, mobilizar as comunidades, de forma cooperada apoiar em salvar vidas”, comemora a colaboradora.
A médica Cheila Eickhoff se disse feliz em participar da campanha, definindo como um movimento lindo organizado pelo Sicredi.
“O sangue não tem substituto”, chamou a atenção a médica hematologista. A rotina no setor é dinâmica, e poli traumatismos ou cirurgia cardíaca exigem uma demanda grande. A médica acrescentou que a doação voluntária espontânea é muito baixa, por isso o estímulo e a captação de doadores é fundamental.